Tecnologias da Informação e Comunicação – Módulo 2

Tecnologias da Informação e Comunicação – Módulo 2

Aquisição e Tratamento de Imagem

O módulo 2 da disciplina de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), intitulado “Aquisição e Tratamento de Imagem”, aborda de maneira aprofundada os processos envolvidos na obtenção e manipulação de imagens digitais.

Durante o decorrer deste módulo de TIC, os alunos exploram os diversos métodos de aquisição de imagens, desde dispositivos de captura, como câmaras digitais, até a compreensão dos princípios fundamentais por trás da formação de imagens digitais.

Além disso, o módulo dedica-se ao estudo das técnicas de processamento de imagem, abrangendo temas como correção de cor, filtragem, segmentação e reconhecimento de padrões.

Os alunos são desafiados a aplicar esses conceitos em projetos práticos, promovendo assim uma compreensão sólida e aplicada das ferramentas e técnicas essenciais no universo da aquisição e tratamento de imagens no contexto das tecnologias da informação.

 

Objetivos

  • Conhecer as potencialidades dos programas de aquisição e tratamento de imagem nas suas múltiplas funções.
  • Utilizar convenientemente as potencialidades e características dos programas de aquisição e tratamento de imagem.
  • Manipular com destreza o scanner e proceder de forma eficaz ao tratamento de imagem.
  • Criar, editar e retocar imagens, utilizando software de edição de imagem.
  • Usar com destreza as ferramentas do programa de aquisição e tratamento de imagem estática.

 

Conteúdos

Introdução ao tratamento da cor e da imagem
• Criação e edição de imagens
• Trabalho com cores, seleções e camadas
• Adição de filtros, deformações, molduras e efeitos
• Criação de imagens para a Web
Criar uma imagem e ser capaz de a formatar em termos de dimensão e propriedades físicas.
• Saber como ela é constituída e qual a diferença entre uma imagem digital e óptica.
• Identificar os principais formatos de imagem, distinguir imagens de estrutura mapa de bits de imagens de estrutura vectorial
• Compreender a cor e entender os modelos da sua utilização quer em monitor quer em impressão
• Explicar corretamente a problemática RGB e indicar como se processa a composição e decomposição da imagem
• Entender o que é de facto a qualidade de imagem impressa e qual a relação custo/qualidade da impressão, comparando as propriedades da imagem com as diferentes possibilidades de impressão.
• Atuar sobre a cor, entendendo todos os seus componentes.
• Aceder e utilizar menus de tratamento das características da imagem ou da sua composição, como saturação, brilho, tonalidades e outras.
• Transformar a imagem, alterando quer as suas características de composição, quer a estrutura da sua numeração ( reorganizando os pixels )
• Entender como se organizam os diferentes níveis ou camadas de imagem, como constituintes autónomos, capazes de autonomamente serem trabalhados.
• Ter a capacidade de manusear os diferentes menus, opções e sobretudo barras de tarefas, de modo a responder à necessidade de criar imagem que responda a solicitações específicas.
• Gerir ficheiros de imagem e deformar de modo a transmitir ideias ou informação.
• Exportar uma imagem para os diferentes formatos Web e reconhecer sites para download de bisnagas de imagens

 

Resumo da Matéria

Fotografia vs Imagem

A Luz

Enquadramento

Direitos de autor

Tipos de imagem

Formato de Ficheiros

Formato das imagens

Tamanho dos Ficheiros

Criar cartaz no Photoshop

 

Fotografia vs Imagem

Fotografia vem grego “PHOTO” (LUZ) + “Grafia” (Escrita). Por outras palavras: “Escrever com luz”.

Imagem vem do latim: “imago”, que significa figura associada à religião. Uma imagem é a representação visual de algo real ou não real.

 

A Luz

A luz é a base de qualquer imagem. Sem luz, o resultado seria tudo preto. Por outro lado, com o excesso de luz, o resultado seria tudo branco. A luz pode ser natural ou artificial, e o tipo influencia diretamente a temperatura da cor.

Luz natural

A fonte básica da iluminação é a luz solar. A quantidade de luz pode ser igualmente afetada pelo solo, por exemplo, a neve e a areia da praia refletem luz de forma diferente.

Luz artificial

A luz artificial pode ser de vários tipos, mas o método mais importante é o relâmpago eletrónico, vulgarmente conhecido como flash.

A luz artificial pode ser portátil ou de estúdio, sendo que no segundo caso, normalmente utilizamos vários equipamentos de luz artificial, o que permite eliminar sombras e trabalhar intensidades.

 

Contraluz

Como o nome sugere, contraluz significa contra a luz. O ponto de referência é o sol ou o ponto de luz, obrigando a que os restantes elementos fiquem mais escuros

 

Preto e Branco

Uma imagem a preto e branco significa que apenas tem a escala de cinzentos, que vai do preto ao branco.

 

Cor

Existem vários modos de cor, mas entre eles destacam-se o RGB(RED GREEN BLUE), sempre que se visualiza um projeto digital, seja imagem, vídeo ou texto estamos a olhar para o modo RGB.  Quando imprimem um projeto devem utilizar o modo CMYK (Ciano Magenta Amarelo  Preto)

 

Enquadramento

Além da luz, o enquadramento é o que permite balizar o que se vai ver, ou seja, é no enquadramento que vais definir o ângulo de visualização, as linhas de força e a composição.

 

Linhas de força

As linhas de força são também uma ajuda para a obtenção de enquadramentos visualmente agradáveis. Ajudam a direcionar de forma natural o nosso olhar. As linhas de força estão classificadas em três categorias: Horizontais, verticais e diagonais.

Composição

A composição é a ordem ou organização dos elementos na imagem, incluindo a posição do objeto principal, as texturas e as cores. Ou seja, é a ordem em que colocamos os elementos dentro do enquadramento, de forma a criar uma imagem visualmente agradável.

Direitos de autor

Tal como nos textos, as imagens estão também sujeitas a direitos de autor. As licenças CC (creative commons) indicam, com base em quatro condições, de que forma podes utilizar as imagens ou trabalhos de outras pessoas.

  • BY: Atribuição – Permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem a obra, dando apenas crédito ao autor original.
  • NC: Uso não comercial – Permite copiar, distribuir e executar a obra original, mas somente para fins não comerciais.
  • ND: Não a obras derivadas – Permite copiar, distribuir e executar as obras originais, mas não as derivadas.
  • SA: Partilha nos termos da mesma licença – permite copiar e distribuir apenas sob uma licença idêntica.

Creative Commons licenca

 

Tipos de imagens

As imagens podem ser de dois tipos: bitmap ou vetoriais. As imagens bitmap (mapa de bits) são formadas por píxeis (pontos). As imagens vetoriais são formadas por vetores (conjunto de instruções matemáticas, curvas, polígonos, elipses, etc) e só ser criadas digitalmente.

 

PPI / DPI

PPI e DPI são o valor que define a quantidade de pixéis existentes numa polegada. PPI significa Pixels per inch (Pixéis por polegada) e DPI significa dots per inch (pontos por polegada). A diferença é que o PPI é utilizado para projetos nos ecrãs e o DPI é utilizado para impressão.

 

Formato de ficheiros

O formato ou tipo de ficheiro é a forma de compressão e possibilidades que permite executar uma imagem à posteriori. Uma forma rápida de identificares um formato é pela extensão. Em imagem, os formatos mais utilizados são: JPEG, PNG, TIFF, GIF.

 

Formato das imagens

Tal como nos formatos de ficheiros, existem padrões internacionais estabelecidos para uniformizar as medidas.

Formatos mais conhecidos em CM:

10x15cm

15x20cm

20x30cm

Formatos mais conhecidos da série A:

A5, A4, A3

Exemplos de editores de imagem

Existem vários editores de imagem bitmap e de imagem vetorial, pagos e gratuitos, sendo os gratuitos mais limitados.

 

Outros Cursos / Matérias: https://goncalobejinha.com/category/arquivo-de-cursos-de-curta-duracao/